TONTURA e VERTIGEM: Será que é labirintite?

Tontura

Em primeiro lugar, vamos entender o que é labirinto, tontura e vertigem.

Labirinto é o nome que se dá ao OUVIDO INTERNO, a região mais profunda do nosso órgão auditivo. Ali estão duas importantes estruturas: a cóclea e os canais semicirculares. E são esses canais que estão relacionados ao nosso equilíbrio

E qual a diferença entre tontura e vertigem?

TONTURA é a sensação de desequilíbrio, a pessoa tem a sensação de que vai cair, não consegue andar em linha reta ou sente como se estivesse balançando dentro de um barco.
A VERTIGEM é quando a pessoa vê tudo girar ao redor

Tanto a tontura quanto a vertigem podem estar acompanhadas de náuseas, vômitos, mal-estar, dor de cabeça e sensação de desmaio

Quando falamos LABIRINTITE, nos referimos a uma INFLAMAÇÃO do labirinto, mas nem sempre é o que acontece. Muitos problemas, além de um processo inflamatório, podem alterar o bom funcionamento do labirinto e causar tontura ou vertigem. Pode ser uma hipotensão ou hipertensão arterial, diabetes, estresse, ansiedade, tireoide, menopausa, doenças metabólicas, coluna cervical, síndrome de Meniere, dietas restritivas, doenças vasculares, neurológicas e outras, inclusive os famosos “cristais do labirinto” que se deslocam ali dentro, levando às crises de tontura ou vertigem.

Diante tantas possibilidades, se faz necessário uma avaliação clínica e exames complementares para buscar a causa e fazer um tratamento mais personalizado.

Uma dica para não piorar os sintomas, é abolir bebida alcoólica e evitar o consumo excessivo de cafeína, chocolate, carboidrato, manga, abacaxi, açúcar, sal e gordura.

 

labirinto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima