Uma das principais queixas relacionadas a obstrução nasal é a apnéia do sono (breves paradas respiratórias enquanto se está dormindo e que podem estar associadas a roncos noturnos). Isso acarreta uma piora na qualidade de vida com cansaço frequente, baixo rendimento escolar ou no trabalho, sonolência diurna, dores de cabeça, hipertensão arterial, irritabilidade e estresse.
As causas mais frequentes de obstrução nasal são as sinusites, rinites e resfriados, que podem pioar com clima frio e seco. Também o desvio de septo e hipertrofia de adenóide (conhecida popularmente como “carne no nariz” ou carne esponjosa”) são causas bem conhecidas
O tratamento da obstrução nasal geralmente é medicamentoso, sendo necessário cirurgias apenas em alguns casos específicos.
O uso prolongado de gotas descongestionantes que contém Nafazolina ou Oximetazolina na fórmula, não são recomendados porque pioram o problema devido a efeitos colaterais de dependência química e efeito rebote (mais obstrução), além da probabilidade de causar taquicardia.
É importante saber que essa dependência medicamentosa também tem tratamento que permite voltar a respirar livremente pelo nariz sem esses medicamentos


